Origem do Tijolo Ecológico




Origem do Tijolo Ecológico - Um pouco de História

Muitos pensam que as vantagens de se construir com tijolos ecológicos são unicamente o apelo sustentável que este produto carrega, a começar pelo nome pelo qual é conhecido. Entretanto, o nome que devemos considerar quando trata-se deste material para fins de conhecimento e engenharia são : Tijolo de Solo-Cimento. Também chamado de BTC (Bloco de Terra Comprimida) ou ainda Tijolo Modular.

Tijolo de Solo-Cimento(Ecológico) descansando em processo de cura.

As primeiras pesquisas registradas sobre a utilização desse material são datadas de 1935, feitas junto a PCA (Portland Cement Association), entretanto, nos Estados Unidos, desde o início do século XX, o solo-cimento apresenta grande utilização no ramo de construção civil, sem uma pesquisa mais detalhada sobre a utilização deste material, até então.

Centro de Pesquisas da PCA - Portland Cement Association em Washington DC

No Brasil, a partir de 1960, o solo-cimento passa a ser estudado com mais abrangência, iniciando uma grande quantidade de pesquisas e estudos científicos. Como principais instituições responsáveis pelo incentivo e divulgação dessas pesquisas, podemos citar: IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e a ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland.

 Sede do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo

No passado muitas obras foram levantadas com métodos iguais ou parecido aos usados para fabricação deste tipo de material nos tempos atuais.

Ele surgiu através de um processo evolutivo ao longo dos milhares de anos, sendo a construção mais velha que se conhece, a da pirâmide Queops, no Egito, construída à cerca de 2.600 anos a.C.. Esta técnica usada foi adotada a partir de recursos naturais, onde eles pegavam conchas de mariscos e trituravam. Em seguida, pegavam óleo de baleia e terra e juntavam às conchas de mariscos trituradas. Quando estes três materiais estavam juntos, jogavam água por cima formando uma grande masseira. Após todo esse processo, estando a massa homogênea, eles faziam formas de 2 metros por 1 metro e transformavam em milhares de blocos.

 
Pirâmide de Queops
(147 metros de altura - equivalente a 49 andares)

Você ainda tem dúvidas a respeito da resistência e conservação ? Bom, as pirâmides ou o fechamento de Telaviv em Israel ou a Muralha da China que é considerada a maior estrutura militar já existente no mundo e estes materiais aplicados na construção continuam intactos até os dias de hoje.

Muralha da China
(200 anos de construção)
(Obra iniciada por volta de 220 a.C. e finalizada durante a dinastia Ming)

Esta receita foi aprimorada quando o professor de engenharia Francisco Casanova resgatou o tijolo de solo estabilizado em laboratórios europeus. Depois de se formar em química na UFRJ, passou pela Suíça, França e Portugal como aluno de mestrado e doutorado em engenharia civil pela COPPE.

Professor Francisco Casanova

Professor Francisco Casanova (de azul) recebendo o prêmio das mãos do Ministro da República Dominicana Pedro Velasquez, que tem a sua direita o reitor da UFRJ, Carlos Lessa

Foi buscar na Europa pós-guerra, o remédio para o Brasil sem teto. O tijolo de solo estabilizado somando a outros ingredientes, tornaram este item construtivo extremamente viável e superando em todos os âmbitos o processo da construção convencional seja na questão econômica, resistência, social e ecológica.


Com o apoio do CNPq, da Faperj e Finep, que o professor Casanova aperfeiçoou a técnica, estudando as peculiaridades dos solos brasileiros e transformando a lição européia em casa dos sonhos por aqui. Feito brinquedo de criança, o tijolo encaixa-se um ao outro, sem necessidade de cimento, caixarias, pregos ou arames, até levantar a construção.

Para pensar :

Se as construções feitas em 2.600 a.C. com os materiais da época, perduram até os dias de hoje, consegue fazer idéia das possibilidades com o aperfeiçoamento ?

Construção com tijolo ecológico em andamento

Visualize que a limitação humana provém somente do desconhecimento. Seus filhos e netos lhe agradecerão indiretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário