Dúvidas

Dúvidas

Abaixo estão descritas as dúvidas mais frequentes com o qual nos deparamos e outras foram coletadas de outros sites, considerando que de uma forma ou outra surgirão, então, esclareceremos o máximo possível e ainda aparecendo novas, atualizaremos esta página periodicamente.

Porque Tijolo Ecológico ?

Significa que de alguma forma auxilia a ecologia. Para este caso especificamente, como o processo de cura é em forma de "umidade e descanso" até atingir seu ponto ideal de resistência, assim como uma lage de concreto pode receber a mesma denominação, pois também o processo de cura é idêntico. Fundação Ecológica ? Pilar Ecológico ? Lage Ecológica ? Baldrame Ecológico, sim, todos estes também são ecológicos pois a cura é por "umidade e descanso" para atingir seu ponto ideal de resistência.

Qual a diferença entre o tijolo convencional e o tijolo ecológico ?

Vai desde o material utilizado para o processo fabril até a forma de cura para aplicação.

Primeiro devemos entender os materiais pelos nomes mais populares : Tijolo 8 furos, tijolo 6 furos, tijolo maciço, capa de laje, tijolo estrutural não modular, tijolo laminado e uma grande variedade de telhas e cumeeiras utilizando o mesmo material : a TABATINGA ou como é popularmente conhecida, a ARGILA.

Após dado a forma seja qual for o processo mecânico e o tijolo ou telha de argila em estado cru, deve-se levá-lo ao forno para cozimento a temperatura dentro da faixa de 940°C a 1200°C, normalmente a 1050ºC e para cada milheiro de tijolo queima-se na faixa de 4 a 7 m² de madeira por milheiro, dependendo do tipo de madeira utilizado, sem considerar que para haver qualquer tipo combustão, utiliza-se oxigênio, e para este caso a consider pela quantidade de madeira, queima-se também muito oxigênio.
O resultado é o tijolo ou telha curado e pronto para aplicação, bastante fumaça afetando diretamente nossa tão comentada e preocupante camada de ozônio que é nossa proteção contra os agressivos raios solares e um volume enorme de madeira e oxigênio queimado.

Para o tijolo ecológico existe também seu devido impacto ambiental assim como qualquer outro material que utiliza algum recurso natural, neste caso seria o cimento, mas o impacto é mínimo devido aos outros materiais utilizados existirem em abundância.
Utiliza-se arenito no lugar da tabatinga (daí surge o nome também de tijolo de solo-cimento) que somado ao cimento de classificação CP-III ou CP-5(cura inicial rápida) e outros aglutinantes, consegue-se após a cura um tijolo com resistência até 650% acima do tijolo cozido.
O processo de cura após a imersão, é nomeado como "período de descanso", no qual o tijolo atinge seu ponto de resistência para utilização, que normalmente é de 15 dias e atinge seu ponto máximo de resistência em 180 dias. Todo o processo fabril do tijolo ecológico é feito sem queima de nenhum item que poderia fazer falta a nenhum ser vivo. Daí o nome "TIJOLO ECOLÓGICO".

Porque os tijolos ecológicos são também chamados de tijolos modulares ?

Devido os princípios construtivos seguirem medidas de formatos padrões estipulados e fornecidos pelas medidas dos tijolos, permitindo assim precisão no processo da construção além da distribuição dos módulos dos ambientes sem haver desperdício com quebras e aumentando significantemente a economia e a velocidade da obra.

Porque é mais barato construir com tijolo ecológico ao invés do tijolo convencional ?

A utilização do tijolo ecológico associada a outras técnicas construtivas, como por exemplo o radier, possibilita uma distribuição mais precisa do peso da edificação diminuindo o custo das fundações. Seus dutos (2 furos) são utilizados para hidráulica, elétrica e colunas de concreto, não precisa de reboco(nem para assentar azulejos), emboço, chapisco e também não há necessidade de massa de cimento para seu assentamento para mantê-lo preso ao outro porque o próprio tijolo contém sua guia de precisão, utilizando cola PVA como ligante e posteriormente rejunte. Não utiliza-se madeiramentos para caixarias, pregos e nem montagem de ferragem para a estrutura, consequentemente também despensa-se o projeto de armaduras e ferragens.

Porque o tijolo ecológico alcança até 50% de economia na fase estrutural da obra ?

Além da redução de custos de mão de obra nesta fase devido não haver necessidade de armaduras especiais economizando também no ferro, também a eliminação de sapatas especiais porque o peso do tijolo ecológico é menor por não usar cimento em seu assentamento e elimina também as colunas e vigas feitas com caixarias, que demanda também muito tempo de mão de obra para confeccioná-las na obra.

É necessário mão de obra especial para construir com tijolos ecológicos ?

Não, apesar de alguns profissionais não conhecerem a técnica de assentamento, é bem simples, contudo é aconselhável conhecimentos básicos de construção. Quando os tijolos ecológicos são adquiridos diretamente em nossa empresa, forneceremos o curso gratuito na obra, caso o cliente desejar, e a um custo irrisório forneceremos o acompanhamento periódico com orientações técnicas por um profissional no decorrer da alvenaria.

Até quantos pavimentos posso construir com tijolos ecológicos ?

Um dos itens importantes do tijolo ecológico é a resistência e devido a isso pode-se construir até 3 pavimentos com total segurança utilizando as técnicas restritas somente a este tijolo.

Posso colocar lage em casas feitas com tijolo ecológico ?

Não há restrição alguma para utilização da lage, pelo contrário, auxilia no sistema de amarração da cinta de respaldo.

Qual a medida dos ferros a ser utilizado nas amarrações ?

Cada Projeto possui sua particularidade por isso o sistema estrutural, como o quantitativo e a espessura da ferragem, devem ser indicadas pelo responsável técnico da obra. Usualmente um projeto comum que não recebe muitas cargas adicionais, usa-se nos grautes barras (3/8) 10mm, nas canaletas (5/16) 8mm e para os grampos, ferragem (3/16) 5mm.

A construção com tijolo ecológicos é realmente térmica?

Os furos dos tijolos ecológicos permitem que o ar fique em constante movimento e formem câmaras termo-acústicas, controlando a temperatura no interior da casa. Nos dias quentes, a temperatura do interior da casa é fresca e à noite tem-se a sensação de ficar aquecido devido a temperatura externa normalmente estar baixa, diminuindo também a poluição sonora.

Onde são utilizados os tijolos canaletas?

Os tijolos canaletas possuem varias funções no projeto, estas são utilizadas como parte do sistema estrutural da edificação. Quando concretados os tijolos canaletas formam as vigas do projeto ou as chamadas cintas de amarração, são utilizadas também em baixo e em cima das janelas (verga e contra-verga), nas paredes a 1m de altura (formando cinta de amarração) e no respaldo antes do oitão. Os tijolos canaletas são usados também como condutores do sistema hidráulico e elétrico, exemplo: temos duas tomadas em uma parede na mesma altura, podemos percorrer com a fiação pela fiada de tijolo canaleta no sentido horizontal para fazer a ligação entre elas, fazendo assim uma economia de material.

Os tijolos ecológicos aceitam qualquer tipo de revestimento?

Sim. Qualquer tipo de revestimento aplicado na construção convencional pode ser utilizado, sem qualquer de preparação especifica. Dentre muitos revestimentos podemos citar a argamassa, para fixar os azulejos e pastilhas, grafiato, texturas, reboco, tinta a base de água, tinta a base de óleo, resinas, impermeabilizantes, vernizes, gesso, papel de parede, etc... Devida a perfeição da parede e do prumo, menos material será utilizado para finalizar a obra.

É obrigatório deixar um espaço entre um tijolo e outro? De quantos centímetros?

O tijolo ecológico, como qualquer tipo de material, possui dilatação e retração conforme as mudanças climáticas. É importante que haja sim, um espaçamento entre um tijolo e outro de aproximadamente 1mm a 1,5mm. Esse espaçamento também deve ser levado em conta na hora de fazermos a planta de modulação, pois a cada 8 tijolos a parede avança aproximadamente 1cm para considerarmos o espaçamento, portanto a planta baldrame é elaborada nestes critérios para evitar que os tijolos excedam as dimensões estruturais.

O meio tijolo é necessário?

Sim, estes podem ser feitos no canteiro de obra, cortando o tijolo ao meio com serra circular ou serrote. Pelo fato do tijolo ecológico ser modulado, cada tijolo tem seu lugar definido, onde as extremidades das paredes sempre terminam com uma fiada de tijolo inteiro e uma com o meio tijolo, o que evita a quebra desordenada das peças na obra, causando uma diminuição considerável de lixo produzido no local e desperdício de material.


Uma casa construída com tijolo ecológico pode ser ampliada depois?

Sim. Tanto na construção ecológica como na convencional, a modulação não impede a ampliação da edificação, basta fazer um análise da parte existente e com base nesta, comece uma nova modulação para a ampliação.

Posso utilizar o tijolo ecológico para ampliar minha casa que é feito no sistema convencional?

Pode, mas o indicado é que seja feito um projeto de modulação, pois os tijolos ecológicos possuem encaixes perfeitos e assim cada tijolo possui seu lugar certo na edificação, evitado a quebra de parede, desperdício de material e garantindo a rapidez no processo construtivo.

O tijolo ecológico pode ser utilizado para construir churrasqueira?

Sim, os tijolos ecológicos, depois de curados, além de possuírem ótimas propriedades termo-acústica, possuem grande resistência a altas temperaturas, o que permite perfeitamente seu uso em churrasqueiras.

Já tenho o projeto de minha casa, porém quero fazer de tijolo ecológico. Terei que fazer outro projeto?

Não necessariamente, o que será preciso é o projeto de modulação assim gerando um novo projeto de baldrame, hidráulica e elétrica para que se evite o desperdício e se extraia o máximo de economia provinda do tijolo. Todos os projetos necessários ou adequações podem ser feitos conosco, caso tenha interesse.

Comprei ou vou comprar o tijolo ecológico em outra empresa, ou sou proprietário de uma empresa do ramo de tijolos ecológicos e preciso de projetos. Como faço ?

A BIOBLOC é uma empresa departamentalizada e todo produto ou serviço provindo da BIOBLOC é desenvolvido em suas próprias dependências, então o cliente pode ser o proprietário da obra ou proprietário de empresa do ramo de tijolos ecológicos, e não obrigatoriamente deverá adquirir o nosso produto para que tenha nossos serviços. Não visamos o mercado da concorrência desleal e sim de forma justa e sadia, e inclusive alguns de nossos concorrentes para tijolos ecológicos também são nossos clientes para projetos, acompanhamento ou instruções. Para proprietários de indústrias de tijolos ecológicos, pedimos somente para que forneça o máximo possível de informações referente ao projeto para devido perfeccionismo e envie seu logotipo para anexar as devidas plantas/pranchas solicitadas para uma apresentação mais profissional ao seu cliente. Para este caso, o nome da BIOBLOC não é mostrado em momento algum do projeto, inclusive podendo até acompanhar seja em reuniões ou obras com o cliente com ou sem sua presença, se assim desejar, mantendo a postura para não se envolver para outros fins que não seja somente o projeto.  

As casas com tijolos ecológicos são aprovadas pela Caixa Econômica Federal?

Apesar do tijolo ecológico ser um material normatizado e que possui certificação pela ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas), a Caixa não vê uma edificação somente a nível estético (tijolo a vista), assim consegue-se financiamento desde que rebocada, e mesmo assim ainda se torna viável economicamente. Portanto pode ser aprovado normalmente pela Caixa Econômica, para facilitar o processo é indicado que se anexe juntamente ao pedido de aprovação a norma técnica do solo cimento (NBR 10836) e um laudo de laboratório do tijolo a ser utilizado para comprovar que este possui a resistência exigida pela norma norma. Para mais informações, clique no link "CAIXA" .

A BIOBLOC utiliza algum tipo de resíduo para fazer o tijolo ecológico ?

Não, a empresa BIOBLOC utiliza somente matéria prima virgem e selecionada em todo seu processo fabril, não fazendo uso de material originário de resíduos de nenhuma espécie. A empresa BIOBLOC mantém também em sua estrutura a instrumentação laboratorial adequada para realização de ensaios no qual periodicamente são analisados os materiais aplicados na produção assim como ensaios dos tijolos produzidos mantendo um padrão de qualidade, e em constante evolução.
    









Nenhum comentário:

Postar um comentário